contato@araujosat.com.br 0800 280 7227 88 3523 7227

Fake news: como identificá-las?

Com a quarentena, as mensagens falsas repassadas entre as redes sociais têm aumentado, sendo um desafio em relação à visibilidade de fontes que buscam informar corretamente. Essas notícias, que ganham repercussão conforme a velocidade em que são divulgadas, são de diversos tipos: texto verdadeiro, com título e subtítulo falsos; texto e título verdadeiros, com imagens falsas; texto e imagens falsas, dentre outros. Organizamos alguns passos que você pode seguir para identificar a veracidade de notícias antes de compartilhá-las em suas redes sociais, confira:

Verifique a fonte da notícia (site e autor do conteúdo)

Muitas vezes sites que disseminam fake news possuem nomes parecidos com sites de notícias. Por isso, é importante verificar atentamente o endereço do site, além de avaliar se outros conteúdos da página online também são duvidosos.

Confira a estrutura do texto e a data da publicação

As notícias falsas costumam apresentar erros de formatação e ortográficos no corpo do texto, além de uso exagerado de pontuação, enquanto o título e o subtítulo, com frequência, não apresentam concordância com o texto. Também é importante verificar a data de publicação da notícia, se a mesma está atualizada e se permanece relevante.

Pesquisa a notícia em outros sites

Questione se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros portais de notícias. Só compartilhe a informação após checar sua veracidade.

Texto adaptado de: Ministério da Saúde

Olá! Como podemos ajudar?